segunda-feira, 17 de junho de 2019

Artigo: A Obstrução do entendimento da ciência pela Linguagem

17/06/2019

- Joaquim Pedro de Morais Filho

RESUMO

O artigo trata-se de uma resposta, a sociedade de como os Brasileiros, em grande maioria, encontra-se perdidos em textos complexos, sem entendimento algum, de como a ciência no Brasil caminha. Uma resolução de como resolver a falta de propagação de artigos, de nossos cientistas entre a população, que na maioria não interessa-se, ou por ignorância, ou por falta de entendimento, assim faz com que muitas vezes a ciência busque outros países, que possam-lhe dar a profunda atenção em suas pesquisas.

Palavras-chave: Pesquisa de Linguagem Cientifica, Linguagem Cientifica, Ciência no Brasil

Introdução

Toda criança alfabetizada vira um adulto, mas no Brasil poucos são alfabetizados com a ciência e de como interpretar de forma clara e objetiva, em uma pesquisa publicada pela revista Época [1], em 2014, mostra-se que "79% dos brasileiros não conseguem entender um manual de instrução para usar aparelhos domésticos", o reportagem ainda diz que "A maioria da população brasileira não domina a linguagem científica necessária para lidar com situações cotidianas, tais como ler resultados de exames de sangue, calcular se o tanque tem gasolina suficiente para uma viagem, relacionar e entender o impacto de ações no meio ambiente ou entender a cobrança da conta de luz". Assim a preocupante intercessão dos escritores de artigos, com seu leitor se faz clara, quando vemos que a informação científica é necessária, para-se dá importância ao conhecimento, e assim prosseguirmos ao futuro.

A Ciência está morrendo em nosso País?

Muitos Brasileiros, cientistas, deixam o Brasil, ou por intermédio de convites, ou para Buscar reconhecimentos e investimentos para sua descoberta, como podemos ver na reportagem do jornal O Globo [2], "Brasileiros buscam oportunidade de pesquisa científica na Alemanha", a reportagem contextualiza uma realidade triste em que precisamos mudar de linguagem, para ser entendidos "Acadêmicos se dedicam ao estudo de idioma e ao aprendizado de uma cultura diferente para viverem fora do País". A visão estreita dos artigos científicos, em frente a sociedade atual, em nosso país, pode ser prejudicial, para o futuro.

Como fazer?

Pode-se analisar criteriosamente o conceito empregado, na "Linguagem Comum", e na "Linguagem Científica", assim chegar em uma conclusão de como adapta-la no cotidiano nacional, estudantes da UFRGS já fizeram tal pesquisa [3], criam uma idéia de "algum ponto de um contínuo que vai da linguagem científica à linguagem comum e tentando verificar se há alguma relação entre o uso da linguagem e o desempenho na questão". E concluíram que a linguagem cientifica é comum na linguagem inglesa e identificaram que a narrativa imposta, pode-se danificar o entendimento do leitor.

Resultados:

Ao ver o modelo de linguagem atual da literatura e o modelo empregado pela ciência de forma diferente, vemos a necessidade de modificação nos artigos científicos, para almejar a população do Brasil, sobe a importância do conhecimento para todos.

Conclusão

Podemos tirar como concluso, que a modificação no modelo Inglês, que se aplica artigos da ciência, está defasado com a realidade do país, Brasil. Infelizmente a necessidade de adaptação em linguagem mas "Própria", é de extrema importância, pois; Sem leitor não há investimentos e sem investimento, não há ciência.


Referências

[1] Um país de analfabetos científicos - ÉPOCA |  (http://epoca.globo.com/vida/noticia/2014/09/um-pais-de-banalfabetos-cientificosb.html)

[2] Brasileiros buscam oportunidade de pesquisa científica na Alemanha | (http://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2019/03/epoca-negocios-brasileiros-buscam-oportunidade-de-pesquisa-cientifica-na-alemanha.html)

[3] LINGUAGEM CIENTÍFICA VERSUS LINGUAGEM COMUM | UFRGS (http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/vol3/n1/v3_n1_a1.htm)