Podemos dizer que quando um civil (uma pessoa na sociedade), observa que nas leis pode se abrir possibilidades para entender um crime cometido, e o tal usa as leis para ultrapassar a mentalidade, de um jurista, costumeira, para abrir, delimitar, novas possibilidades de um crime, isso seria insano?
Podemos ver isso em um Exemplo de uma denúncia, de modo didático: Esquema de Estelionato na Escola.
A professora irá julgar dois alunos, os alunos possuem dois advogados, que receberam no final uma maçã cada advogado de mentirinha. Existe nessa audiência o réu e os requerentes; os requerentes, deixa a sala, para denúnciar que o seu advogado não possui capacidade para o defender no caso. Ao decorrer, a professora julga o caso sem os requerentes, apenas com o réu e os advogados, ambos acusados por falta de ética, e após absolver o réu, ela se retira da sala e da uma maçã para cada advogado de mentirinha.
- Nesse exemplo podemos dizer que houve estelionato? Nas leis não há delimitação, então podemos constatar que, sim! Pois o ato do advogado em não se importar com a defesa dos requerentes, faz com que o tal não merecê-se a maçã, e o mesmo sabendo, da sua falta de ética, aceitou proseguir com o processo, e receber a maçã.
Oque podemos constatar que não existe insanidade, e sim analfabetismo jurídico, quando se pensa que nas leis se pode delimitar. Pois as leis e as interpretaçoes jurídicas são uma constante demarcação.
Por Joaquim Pedro de Morais Filho - Ignorâncias Juridicas por causa de pensamentos limitados.