sábado, 5 de junho de 2021

Eletrocultura: O QUE ACONTECE QUANDO A CORRENTE ELÉTRICA É PASSADA NAS PLANTAS

No artigo de hoje, investigaremos o efeito da eletricidade no crescimento da planta. Vamos conduzir um experimento simples de jardinagem em eletrocultura e ver o que acontece com o crescimento das plantas quando elas são eletrocutadas com uma voltagem DC baixa?

Este experimento pode ser um projeto escolar muito bom para as crianças desenvolverem seu interesse em jardinagem.

Este experimento é baseado em duas observações:

  1. As plantas parecem mais saudáveis ​​após uma tempestade, possivelmente devido ao efeito de raios e eletricidade.
  2. As plantas que crescem perto de um cabo de energia elétrica geralmente parecem mais verdes e saudáveis.

Vamos conduzir este experimento começando com nosso:

Hipótese: as sementes germinam mais rápido e as plantas crescem mais rápido e mais saudáveis ​​quando eletrocutadas com uma corrente CC de baixa tensão.

Eu encontrei muitos artigos de pesquisa online sobre estudos de eletrocultura. De acordo com a técnica de eletrocutura, as plantas são sensíveis à eletricidade e ao magnetismo. O crescimento melhorado das plantas e o aumento da produtividade são alguns dos efeitos positivos da eletrocultura. Essa tecnologia pode até ser usada para proteger as plantas de pragas e doenças.

O mecanismo de ação? Bem, eu não conseguia encontrar respostas convincentes. Pode ser devido aos eletrodos de cobre causando eletrólise ou eletroforese e liberando cobre e outros íons de sal dentro do solo, ou o campo eletromagnético da corrente elétrica causando o movimento de íons diferentes para as raízes.

Agora vamos pular para o experimento:

Materiais e métodos:

Os materiais necessários para este projeto de jardinagem são:
- 3 recipientes de plástico
- Sementes de plantas idênticas para todos os 3 recipientes
- Mistura de envasamento idêntica para todos os 3 recipientes
- Uma bateria DC 9V, uma bateria DC 3V
- Varas de cobre ou fios de cobre como eletrodos
- Uma régua ou uma fita métrica.


Passo 1: Identifique os 3 recipientes: o Pote A e B são para o experimento e o Pote C será o Controle do experimento sem nenhuma corrente aplicada a ele.
Etapa 2: Fatores idênticos ou constantes para o experimento: Preencha todos os 3 recipientes com a mesma mistura de envasamento ou solo. Plante as mesmas sementes em todos os três recipientes. Mantenha todos os 3 recipientes exatamente no mesmo local para receber a mesma quantidade de luz e regue-os com exatamente a mesma quantidade e ao mesmo tempo.

Etapa 3: Prepare o circuito: Para o Pote A, eletrocutaremos com bateria de 3 volts e para o Pote B, usaremos a bateria de 9V. Usaremos este fio de cobre para fazer nossos eletrodos que serão inseridos no solo.

Etapa 4: Semeando as sementes idênticas em todos os 3 recipientes ao mesmo tempo. Você pode usar qualquer semente de planta para o experimento. Semeie exatamente a mesma quantidade de sementes em cada recipiente e regue-as com exatamente a mesma quantidade de água diariamente. Mantenha todos os 3 vasos no mesmo local, como no parapeito de uma janela.

Etapa 5: aplicação de corrente elétrica nos potes A e B: Duas hastes de cobre são inseridas no solo em lados opostos do pot e não devem se tocar. A bateria de 3 V será conectada ao Pote A e a bateria de 9 V ao Pote B. O circuito é ligado para esses vasos por 15 minutos diários e o crescimento da planta em todos os 3 recipientes será medido no Dia 4 para Germinação de Sementes, Dia 7 e depois Dia 12, 15 e assim por diante.

Agora! Vejamos os resultados: Assista ao vídeo abaixo:

No dia 4, como você pode ver, ambas as sementes estão prestes a germinar no Pote C, que de fato não recebeu nenhuma tensão. No Pote A, uma semente germinou e no Pote B ainda não há sinais definitivos de germinação. Você pode ver no Pote B, talvez devido à alta tensão, a minhoca está lutando para sobreviver e isso indica que altas correntes são prejudiciais para os organismos benéficos do solo.


No dia 7 , você pode notar que a altura das plantas no vaso A é ainda menor quando comparada com o vaso controle C. E o vaso B que recebeu 9V está apenas começando a germinar agora. Então, até o dia 7, essa teoria sobre eletrocultura está sendo refutada. Não tenho certeza do que deu errado com este experimento e isso requer uma investigação mais aprofundada.

Posteriormente postarei uma atualização sobre isso no Dia 15. Podemos até tentar repetir este experimento usando diferentes tensões DC como 1,5V, 6V ou mesmo DC12V. O experimento também pode ser feito alterando o tempo de exposição à corrente DC e comparando o crescimento da planta.

ref.: https://www.gkvks.com/what-happens-when-electric-current-is-passed-into-plants-electro-culture-experiments/