quarta-feira, 20 de abril de 2016

Charlie Chaplin nunca será um gênio, e sim uma alma criativa


Charlie Chaplin nunca será um gênio, e sim uma alma criativa.
----
Com o auxílio da Produtora Warner Brothers até eu seria o mito do cinema, Chaplin era um palhaço acelerado que tentava fazer algo até então impossível; conseguir passar sentimento para pessoas apenas com gestos corporais. Ele conseguiu no filme "Tempos Modernos" "E o Ditador" ambos que não era classificado como comédia (na próprio concepção de Chaplin) mais sim um lado humorístico de fatos reais (exploração e gana por poder) isso fecharia o "tempo do cinema mudo" com "chave de ouro", mais nunca digno de qualquer premiação.
Porque nunca uma premiação Chaplin?
Simplesmente, os filmes "mudos e acelerados" já não passava sentimento para público (como drama) e sim comédia (piadas humorísticas bem formatadas), tanto é que "O Gordo e Magro" passou a ser gravado com falas e sem ser acelerado pela Warner (e mesmo assim não conseguiu passar sentimento ou presença de espírito a não ser uma comédia pastelão).
Mais tardar Chaplin não seria mais aceito na Warner Brothers e em nenhuma produtora, pois seu modo de ver o mundo cinematográfica já era ultrapassado (O magico de Oz era um relance momentaneamente para ele). Veria conceitos de que nunca voltaria ao cinema, pois ele não tinha perfil do futuro "Era apenas um palhaço para circo", abriria uma produtora que não "Decolaria".
Chaplin retornaria ao cinema na versão colorida "A Condessa de Hong Kong" que seria um fracasso, e a crítica só faltou dizer "Volte a fazer palhaçada".
Sem muito tardar ele seria indicado aos Oscar honorária pela canção do filme "Tempos modernos" (Produzido Warner Brothers, fizeram o maior investimento, pela primeira vez, em um filme mudo, foi uma aposta bem acertada. Usaram efeitos raros e caros, como a cena do telão do chefe do funcionários falando "Parecendo Chrome Key") ele rejeitou e enojo a indicação, pois achou um insulto para tanta grandeza de Roteiro. E realmente o roteiro era uma grandeza, mais não havia espaço para comédia e drama e um "rolo de filme só"
-----
Por JPMF - Conceitos Da Criatividade e Genialidade.

[ notas; Não, realmente entedi...parece arrogância..."O que ele fez?" "Quem ele pensa que é"...Mais eu antes de ver uma "Arte" eu classifico em que modo ela foi criada e principalmente "O valor investido"... O modo que "Eu enxergo" é muito técnico. Não é conversa... realmente, os palhaços (são artes "menores" no mundo atual - Infelizmente) seu objetivo principal é fazer os outros rirem (esquecer de tudo - Louvável). Mais eles entraram em "Artes menores" porque eles não conseguem expandir além da comédia. Chaplin, tentou expandir, entrando no drama com a comédia, por esse motivo ficou "Algo Novo", além da visão única de que os palhaços, só passava "Piadas e Alegria".
Jamais compararia algo que fizesse no cinema com Chaplin, primeiro que meu objetivo sempre será único (Feito os palhaços, que é trazer alegria), que é o "Drama" e caso faça algo será com o "Meu próprio Texto" e nunca "Ser o principal em cena".
"O modo técnico que vejo infelizmente não é modo do Espírito que sente a alegria passada na tela, é o modo da alma "Oque tem do outro lado da Tela".
-----
Sem delongas, eu não sou "Tão seco assim" ]