quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Presos do Distrito Federal contaram que policiais penais, crime de tortua

Presos do Distrito Federal contaram que policiais penais, à noite, cortavam as redes improvisadas com a intenção de fazer com que caíssem enquanto estivessem dormindo. As falas constam em relatório do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à T0rtura (MNPCT), do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Os detentos ainda mencionaram que sofreram graves f3rimentos decorrentes dessa ação. Algumas pessoas relataram estar sofrendo p3rseguição depois de denunciarem 4gressão por policiais penais na unidade. Durante vistoria na Penitenciária do Distrito Federal I (PDF I) em março, os membros do MNPCT encontraram celas compostas apenas por duas camas, que eram habitadas por 10 pessoas.

Havia também espaços que possuíam oito camas e 25 presos. "Pela falta de camas e de espaço no chão, as pessoas presas improvisam redes para conseguirem dormir e outras informaram que dormem no chão", aponta o relatório.

As pessoas privadas de liberdade que ocupam o presídio também afirmaram que são 4meaçadas com recorrências por agentes de segurança e que sentem medo de m0rrer. Os presos ainda descreveram que são segurados em cada membro por policiais, enquanto outro abre sua boca para colocar spray de pimenta dentro.

As pessoas com deficiência que são mantidas em custódia na Penitenciária do Distrito Federal (PDF) I se encontram em uma situação degradante, sem acessibilidade e dependendo da ajuda dos colegas de cela para realizar atividades básicas. "Entendemos que esse cenário pode configurar uma prática de t0rtura", afirma o relatório de inspeção elaborado por especialistas sobre a PDF I, classificada como de segurança média.


https://www.metropoles.com/distrito-federal/relatorio-sobre-tortura-policiais-cortavam-redes-de-presos-a-noite